Os Ofícios

“Busca uma aproximação com o mundo dos Ofícios onde se desenvolve características centrais de Permanência, Pulcritude e Tom.

Permanência: está relacionada ao desenvolvimento de um plano, sem sair da atividade principal e do plano proposto, aprendendo a resolver os problemas que vão surgindo.

Pulcritude: é uma forma organizada de fazer as coisas…, com a cabeça organizada, o ambiente organizado e sempre as melhores condições para se trabalhar, sem cair em excessos e faltas de…

Tom: é o modo de fazer as coisas de modo reflexivo, com gosto e interesse, de modo a complementar e sem compulsão.
Um Ofício ensina a proporcionar internamente, a fazer equilibradamente. Se vai adquirindo proporção interna graças a esse trabalho externo embora apareçam problemas de precisão, de detalhes. Há um tom que associa estados internos com externos.”

Os Temas de trabalhos propostos são:
1 – Conservação do Fogo. Produção do Fogo.
2 – Trabalho com materiais Frios: Borracha, Gesso, Cimento, Resina, elaboração de moldes com gesso e peças feitas de peltre.
3 – Trabalhos com argila e cerâmica.
4 – Trabalhos com o metal bronze.
5 – Trabalhos com o vidro.

Os materiais serão providenciados pela Oficina, excepcionalmente a borracha será necessário que o participante traga para a atividade caso queira fazer cópias de novas figuras, nesses casos se sugere figuras de tamanhos pequenos.

Recordamos também que a oficina está sempre disponível para os amigos que já estão nestes temas para levar adiante os trabalhos relacionados com o Oficio, não se requer autorização, apenas recomendamos que nos avisem por questão de calendário. Estaremos disponíveis a colaborar caso se necessite.

O uso das instalações da Oficina para quem se aloja no Parque é livre, e para quem visita pelo dia se solicita uma colaboração de R$ 5,00.

Finalmente, solicitamos colaborações de ferramentas, materiais, sapato de segurança e etc. Essas colaborações serão muito uteis porque assim teremos elementos básicos de trabalhos para qualquer pessoas que visite o Parque e se anime a trabalhar na Oficina.

O material completo sobre o Ofício do Fogo está disponível para download.

Image
Image
Image